terça-feira, 31 de maio de 2011

Reflexões sobre o especismo...

Qual é mesmo a diferença entre cães/gatos e vacas/porcos/aves/etc., quando se trata de merecerem nosso amor ou nos importarmos com seu bem-estar? Nossa cegueira?

Quando vamos nos render às evidências (inclusive com abundante documentação científica!) de que muitos animais não-humanos são inteligentes, capazes de raciocínio (sim! já sabemos disso há décadas: sem treino prévio, fazem contas, resolvem complicados quebra-cabeças, usam linguagem para ensinar tarefas a outros, improvisam ferramentas para conseguir alimento - e não estou falando só de animais altamente inteligentes como chipanzés, elefantes e golfinhos, mas também de aves e roedores!), capazes de sentir dor física e emocional como nós (imaginem uma vaca vendo os filhos sendo cruelmente abatidos por conta de sua carne tenra, ou os filhotes vendo isso acontecer com os pais - eles literalmente choram de dor!), etc?

Ficamos chocados com crueldade contra crianças, mas a maioria dos animais torturados durante toda sua vida e cruelmente mortos para alimentar nosso excêntrico paladar são capazes de raciocínio equivalente ou superior às nossas crianças humanas. Além disso, sentem medo, dor, angústia, luto, pânico, stress, etc. Por que com crianças humanas ficamos chocados e com animais (e seus filhotes) não? Pensem.

Estamos falando de seres autoconscientes. Existem testes muito convincentes para se determinar isso. E mesmo os que não sabemos com certeza se são autoconscientes, são certamente capazes de sentir dor (têm nervos, cérebro, gritam e desmaiam de dor, etc.). Você sabe o que é sentir dor? Por que não liga para a dor do animal sendo torturado lentamente e morto de maneira cruel? Se refletirmos sobre nossa atitude, não me parece muito diferente da do psicopata que não consegue se importar com a dor de sua vítima. A vítima está sentindo uma coisa chamada "dor", mas isso não é algo com que ele se identifica. Essa "dor" do outro lhe é estranha, não tem nada a ver com a dor que ele, o psicopata, o torturador da ditadura militar, o nazista, é capaz de sentir.

Para os que acham que isso é catequização, reflitam. A catequização subestima sua capacidade de raciocinar por si mesmos. É o que a cultura e as religiões dogmáticas fazem conosco. Aqui apresentamos subsídios para raciocínios. É o que a ciência e a filosofia fazem. DES-catequizarem a gente.

Gostamos de nos colocar como a espécie mais importante do planeta. Mas, isso do ponto de vista de quem? do nosso, claro! Se fizermos um esforço de imaginação e nos colocarmos do ponto de vista do ecossistema, da complexa rede de espécies ou mesmo de algo como o próprio planeta, o que seria mais vantajoso para eles: que a espécie humana tivesse aparecido ou não no jogo da seleção das espécies?

Food for thought... Material para reflexão, não?

(Apesar do tom emocional desta mensagem, existe farto material científico e ético para quem aceitar o desafio da reflexão. E se alguém quiser discutir o assunto objetivamente, também estou à disposição...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário